Por: Narcélio Ferreira de Lima, Religioso do
Instituto Nova Jerusalém e aluno da Faculdade Católica de Fortaleza.
sábado, 1 de março de 2014
O Quadro Atual da Juventude Brasileira
Hoje em dia se
tornou muito comum não somente na sociedade brasileira, dar ênfase,
especialmente nas áreas de sociologia, psicologia, pedagogia e antropologia o
tema da juventude, uma parte da sociedade que contribui para o seu
desenvolvimento, mas que também é alvo de preocupações nos termos de educação,
trabalho e violência. Já se falou de temas relacionados à formação da
personalidade e desenvolvimento psíquico dos jovens dentro de uma perspectiva
pessoal e social. Há também uma tentativa de bem definir o desenvolvimento
biológico e a exata faixa etária dessa fase tanto pela biologia, quanto pela
psicologia e sociologia, ou seja, a respeito da maturação e transição entre
idade infantil e idade adulta e suas respectivas modificações. O presente
trabalho inicia-se com dados históricos da juventude brasileira, pois, segundo
a autora Fernanda Quixabeira Machado, da Universidade Federal de Goiás, em um
artigo publicado em junho de 2004, pouco se tem trabalhado esse aspecto
histórico, que poderá apontar caminhos para futuras investigações. Segundo os
autores especializados no tema: Giovanni Levi e Jean-Claude Schmitt, a história
da juventude se configura como um terreno privilegiado de experimentação
historiográfica (1996, p. 10). A partir desse dado é que iniciaremos dando
“pinceladas” e algumas voltas na história do Brasil para então partirmos para
os fatores culturais e sociológicos que a juventude brasileira enfrentou e
enfrenta até hoje. Certo de que, para uma compreensão mais clara e cristalizada
a respeito do tema, é de fundamental importância partir de sua história, pois a
juventude não é apenas uma “faixa etária” em preparação à fase adulta, ela é
também uma construção social e cultural. Em nenhum ponto e lugar da história
ela deve ser definida apenas por critérios exclusivamente biológicos ou
jurídicos; sempre e em todos os lugares ela é investida de muitos outros
riquíssimos valores, mesmo com sua realidade aquém do que esperamos. O presente
trabalho tem como principal objetivo a reflexão sobre o quadro atual em que se
passa nossa juventude, que por sua vez representa a “classe pensante”, por isso é nosso costume
chamá-la de futuro da nação.
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