domingo, 2 de março de 2014

O Jovem e Sua Importância Para a Sociedade.

O Brasil conta com uma população de aproximadamente 50,5 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, isso equivale a 28% de toda a população segundo o senso IBGE de 2006, hoje no ano de 2014 com certeza essas estatísticas tem aumentado gradativamente, visto que apesar de não representar 50% da população o jovem hoje em dia tem o seu valor elevado.
A importância de se trabalhar com ideias voltadas para o jovem se é necessário desde anos mais antigos, porém é notório o descaso que era tratado o jovem antigamente. Atualmente a situação mudou, o jovem mostrou que podemos sim fazer a diferença exemplo disso podemos ver em manifestações que muito repercutiu. Apesar de hoje já ser considerado um grande aliado para as modificações que ocorrem no país há um problema que afeta bastante não só o jovem como também a família do mesmo, tristemente hoje no Brasil cerca de 52% da população consumem bebidas alcoólicas e aproximadamente 24%  consumem álcool excessivamente e geralmente começam a consumir com idades entre 15 e 29 anos, o álcool, apesar de não ser considerados por muitos, é uma droga Lícita, mas não deixa de ser droga, ele vicia e pode ser a porta de acesso para outros tipos de droga.
Estudos indicam que a droga vicia pelo fato de que libera alguns estimulantes no cérebro o que causa intensa sensação de prazer, porém essas sensações são passageiras fazendo com que o usuário volte a usar as drogas várias e várias vezes, fazendo assim o usuário tem o estimulo de prazer mais permanente, o que não é nada agradável são as consequências que isso traz.
Esse problema que tanto assola o nosso jovem brasileiro tem uma possível solução. Especialistas na área que cuidam de jovens dependentes químicos afirma que existem atividades como o esporte, a atuação na música e na produção de artefatos necessários para o dia a dia, que causa a sensação de prazer tão intenso quanto aos que a droga causa, e com um detalhe essa sensação de prazer não é passageira, como as das drogas, e sim duradouro. Centros para tratamentos de dependentes químico situado em Fortaleza mostram que além de mostrar um efeito positivo no que diz respeito à abstinência do vício como também mostra ao usuário que ele tem um valor social e é importante. Acredito que a aplicação de grupos como NA (Narcóticos   Anônimos) é necessário, pois são grupos como esses que faz com que não percamos essa força jovem que hoje tanto é necessário para a sociedade, afinal não seria necessário punir o homem se antes tivéssemos educado as criança. Devemos olhar com bons olhos aqueles que entraram em um mundo errôneo chamado vicio e darmos uma segunda chance para que seja feita o verdadeiro papel do poder administrativo. Vamos cuidar  do futuro do nosso país.


Jéssica Almeida, 3º ano do ensino médio 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: