sábado, 8 de março de 2014

Há quem pense que mulher é simplesmente mulher




Mulheres caminhoneiras, mulheres administradoras, mulheres atletas, mulheres politicas, em fim, hoje em dia está cada vez mais frequente vermos mulheres exercendo profissões que ditadas pela sociedade são considerados trabalhos de homens, o fato de encontrarmos mulheres exercendo tais profissões, só mostra algumas das vitórias conseguidas por nós mulheres. Não é a toa que atualmente dizemos que mulher deixou de ser um sexo frágil.
Porém, as conquistas que estão presentes na história das mulheres não foram marcadas somente por rosas. No período da Revolução Industrial, as mulheres se submetiam a trabalhos escravos, com salários injustos e trabalhos árduos, sem falar na falta de higiene nos locais de trabalho e da desigualdade a qual tratavam as mulheres naquela época, nem ao menos direito ao voto elas tinham poder trabalhar em empresas como operárias também foi outra batalha que elas tiveram que enfrentar, nesse tempo só as viam trabalhando nesses cargos pela falta de homens nas cidades, isso devido ao período de guerras que estava acontecendo.  
Dia 8 de março de 1857, data que marca o dia internacional da mulher, porém data que marca um fato triste que ocorreu na história feministas, foi nessa data, na cidade norte americana Nova Iorque, que operárias de uma fabrica de tecidos entraram em greve reivindicando seus direitos como trabalhadoras como diminuição na carga horária de trabalho para 10 horas de trabalho (naquela época era exigida 16 horas de trabalho), melhores condições trabalhistas, salários mais igualitários tanto pra homens quanto pra mulheres ( as mulheres chegavam a receber um terço dos salários dos homens para exercer o mesmo tipo de trabalho) tratamento digno no ambiente de trabalho (por ser mulheres, elas era inferiorizadas e menosprezadas). Infelizmente tal protesto foi oprimido de maneira desumana, o dono da fábrica mandou que as trancassem na fábrica e incendiassem as mesmas, cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. Mas somente no ano de 1910 durante uma conferência na Dinamarca que ficou decidido que o dia 8 de março seria conhecido como Dia Internacional da Mulher, em homenagem as operarias que morreram o incêndio, e somente no ano de 1975, após um decreto da ONU (Organização das Nações  a data foi oficializada.
Depois da data oficializada muitas outras conquistas foram adquiridas pelas mulheres, sendo ela o direito ao voto e serem eleitas em poderes executivos legislativos, isso ocorreu na data de 24 de fevereiro de 1932, data que marcou a história da mulher brasileira.

Hoje sabemos que ainda existem muitos outros tabus a serem quebrados, porém já notamos que as mulheres de todo o mundo faz a diferença com o seu jeitinho feminino de ser. Vemos que mulheres de diferentes idades já estão demonstrando que tem vez e voz, já não somos tão caladas como antigamente. Por isso Parabéns Mulheres, pelo o nosso dia. 


Por: Jessy Almeida, aluna do 3º ano 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: