terça-feira, 18 de março de 2014

Liberdade ou segurança?



Liberdade ou segurança? Qual você prefere?

         A situação da segurança no Brasil assim como muitas outras áreas como saúde, educação e outros, hoje encontra uma dificuldade enorme. A segurança está tão debilitada de uma forma, que em uma capital como Fortaleza não se encontram casa sem grades. As grades serve para dar-nos uma falsa sensação de segurança pois ao colocarmos grades nas janelas e portas de casa, acabamos sendo reféns no nosso próprio domicílio de nós mesmo. No filme Tempos Modernos Charlin Chaplin faz uma crítica na cena em que ele prefere a cadeia, onde lá ele tem acesso à comida, roupa e teto garantido do que ficar no mundo lá fora onde a miséria era bem maior do que dentro da cadeia. Certo que alguns pontos desse filme não vêm ao caso, porém ele relata muito bem sobre essa falsa sensação de liberdade e segurança.
Três em cada quatro cidades brasileiras não possuem qualquer tipo de estrutura específica de segurança pública. Os dados são do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em pesquisa do IBGE, de 2012. Segundo o documento, apenas 1.273 dos 5.565 municípios possuem estrutura específica na área de segurança. A grande maioria não tem guarda municipal plano de segurança ou fundo municipal. Entre os estados, o Rio é o que tem mais cidades estruturadas: 78% dos municípios têm algum dos três itens. Na outra ponta aparece o Acre, que não tem nenhum dos 22 municípios com estrutura específica de segurança.
Atualmente vemos em noticiários a qual nos mostram a todo o momento alguns policiais que agridem a população em forma de agressões física e não físicas, vale ressaltar que nem todos os  policiais agridem dessa forma e que por muitas vezes o que leva aos mesmo a fazer isso podem ser explicados por estudos psicológicos como estres, problemas pessoais e outros, porém sabemos que muitas vezes existe agentes que usam de sua má fé e abusam de sua autoridade, assim como existe pessoas que adora confrontar as policias, em ambos os casos é necessário haver uma reflexão para que aquele que mais deve nos proteger que são os policiais não acabe nos agredindo e deixando-nos indefesos.


Dados retirados: http://radioglobo.globoradio.globo.com/noticias-do-brasil/2013/11/10/TRES-EM-CADA-QUATRO-CIDADES-DO-PAIS-NAO-TEM-ESTRUTURA-DE-SEGURANCA.htm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: